
O mês de junho representa mais um marco importante na luta e na valorização dos trabalhadores da nossa categoria. É na data-base que reafirmamos a força da união, da organização sindical e da importância de um trabalho sério, responsável e comprometido com quem realmente move o setor de refeições coletivas.
Neste ano, conquistamos um reajuste salarial de 7,92%, resultado composto pelo INPC mais 3,81% de aumento real, demonstrando o compromisso do sindicato em buscar não apenas a reposição da inflação, mas ganhos concretos para os trabalhadores. Além disso, garantimos a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva anterior e avançamos em importantes conquistas sociais para a categoria.
Entre os avanços conquistados, destacamos a ampliação do Benefício Social Familiar, com aumento no valor do auxílio-alimentação pago em caso de falecimento do trabalhador titular, passando para 12 parcelas de R$ 290,00. Outro avanço histórico foi a instituição da Cesta Natalina, que será concedida até o dia 20 de dezembro de cada ano, no valor correspondente a 50% da cesta vigente, já com o compromisso firmado para que, na próxima data-base, esse valor avance para 75% da cesta vigente.
Essas conquistas representam mais respeito, mais valorização e mais reconhecimento para os profissionais de refeições coletivas, uma categoria essencial que diariamente exerce um trabalho de enorme importância para a sociedade, garantindo alimentação de qualidade em empresas, escolas e instituições.
E seguimos avançando também em uma luta histórica da categoria. O Projeto de Lei 6601/2025, que trata da regulamentação dos trabalhadores de Refeições Coletivas, foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado Federal. Essa conquista é resultado da mobilização da FETERCESP, dos sindicatos filiados e de entidades sindicais de todo o país, fortalecendo uma pauta construída há muitos anos pelos trabalhadores da categoria.
A regulamentação representa um avanço histórico, trazendo mais reconhecimento profissional, melhores condições de trabalho, mais segurança, fortalecimento de direitos e a construção de jornadas mais justas para os trabalhadores de refeições coletivas.
Também seguimos acompanhando com atenção debates importantes que impactam diretamente a vida da categoria, como a discussão sobre a escala 6x1 e a necessidade de jornadas mais humanas e equilibradas. Sabemos que qualidade de vida, descanso e convivência familiar são questões fundamentais para os trabalhadores, especialmente em uma categoria que exerce uma função tão essencial e desgastante.
Tudo isso demonstra que somente uma categoria organizada e representada por um sindicato forte, atuante e comprometido consegue avançar e conquistar melhorias reais para os trabalhadores.