Notícias

Guedes contesta estudo e diz que é “falso” que 33 milhões de brasileiros passam fome

Guedes contesta estudo e diz que é “falso” que 33 milhões de brasileiros passam fome

22/09/2022
Compartilhar: Whatsapp

Ministro diz que pesquisa sobre insegurança alimentar é “narrativa política” para fazer barulho e cita auxílios do governo como medidas eficazes

SÃO PAULO (Reuters) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (21) que é falso que 33 milhões de brasileiros estejam em situação de fome. Ele argumentou que os números, parte dos resultados de uma pesquisa domiciliar divulgada por especialistas neste ano, são resultado de “narrativa política” para fazer barulho.

Os dados questionados por Guedes fazem parte do 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II Vigisan), que mostrou em meados deste ano que o número de brasileiros que convivem com a fome chegou a 33 milhões no final de 2021 e início de 2022.

A pesquisa, feita com base na realização de entrevistas em 12.745 domicílios, é de responsabilidade da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, um grupo de “think tanks” brasileiros dedicados ao tema.

Dados semelhantes para o ano de 2021 aparecem em estudo da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com relatório da ONU, o Brasil voltou ao Mapa da Fome global.

“A narrativa política é de barulho:’33 milhões de pessoas passando fome’… É mentira, é falso, não são esses os números”, disse o ministro da Economia, que falou na abertura de um congresso da Fenabrave, associação de concessionárias de veículos, em São Paulo.